segunda-feira, 9 de abril de 2012

Chimamanda Adichie: O perigo de uma única história




Esta é uma palestra da contadora de história nigeriana, Chimamanda Adichie, sobre o que chama de "O perigo de uma única história", de onde surgem os preconceitos, os estereótipos. Discorre sobre a imagem que se faz dos africanos e começa de como as histórias infantis eurepoéias e americanas influenciaram a forma dela ver seus pares e a ela própria no mundo, na literatura. Sem as referências africanas, sem suas matrizes. Depois enumera uma série de equívocos de uma colega de quarto quando se mudou para os EUA para estudar na Universidade, outro professor que não via a "identidade africana" em seu romance, entre outros exemplos bastante contndentes. Afirma a importância de olharmos de forma ampla sobre alguma coisa, não acomodarmos com uma única história, da necessidade de exemplos afirmativos, positivos e não somente negativos sobre algo, alguém, uma nação, enfim... que isso constrói novos parâmetros, aproximações. É emocionante e urgente se apropriar desse pensamento.

Podemos ampliar a discussão para outros campos que não sejam apenas étnicos: deficientes, gays, mulheres etc etc

Aqui, transcrevo uma parte de sua fala para vocês entenderem melhor do que se trata. Após falar sobre os problemas da Nigéria:

"Todas essas histórias fazem-me quem eu sou, mas insistir somente nessas histórias negativas é superficializar minha experiência e negligenciar as muitas outras histórias que formaram-me. A única história cria estereótipos. E o problema com estereótipos, não é que eles sejam mentira, mas que eles sejam incompletos. Eles fazem uma história tornar-se uma única história".

Assistam também a parte 2 do video. São apenas 9min de cada. Garanto que vale a pena.