sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Meu discurso e poesia

Há três semanas descobri uma osteoporose na coluna, o que me deixou triste e preocupado com meu trabalho em Dança. Principalmente em relação aO Corpo Perturbador que exige demais do meu corpo, tem muitos impactos, luta, quedas... A apresentação do dia 27/11, no Palacete das Artes, dentro da programação do 2º Encontro O que é isso? de Dança será a primeira depois desta notícia e estou ansioso para saber como me comportarei em cena. Porque por mais que eu diga que terei cuidado, que farei sem me machucar demais, eu nunca obedeço, chega na hora me jogo com tudo porque aquilo ali, aquele momento, é onde eu grito minhas perturbações, minhas inquietações, é onde meu discurso toma proporções e poesia.

Sobre a osteoporose

A osteoporose é uma doença que atinge os ossos. Caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas. Faz parte do processo normal de envelhecimento, e é mais comum em mulheres do que em homens. A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas antes que aconteça algo de maior gravidade, como uma fratura, que costuma ser espontânea, isto é, não relacionada a trauma. Se não forem feitos exames diagnósticos preventivos a osteoporose pode passar despercebida, até que tenha gravidade maior. A osteoporose pode ter sua evolução retardada por medidas preventivas.

Pode-se prevenir a osteoporose fazendo exercícios físicos regularmente: os exercícios resistidos são os mais recomendados; Dieta com alimentos ricos em cálcio (como leite e derivados), verduras (como brócolis e repolho), camarão, salmão e ostras. A reposição hormonal de estrógeno em mulheres durante e após o climatério consegue evitar a osteoporose.

Para quem já tem a doença, o cálcio pode ser dado em dosagens de 1 mil a 1,5 mil miligramas por dia, com recomendação médica. Pode ser acompanhado por suplementos de vitamina D.
No entanto, é importante ter o conhecimento de que, no tecido ósseo o elemento cálcio exerce importante papel, porém, depende para a sua fixação do estado da matriz protéica(colágeno) que deve apresentar os estados definidos como; adequado ou limítrofe. Sem a presença de uma adequada ou limítrofe estrutura de sustentação óssea, formada por 95% por colágeno ósseo, o cálcio não se fixará de forma adequada e não poderá exercer a sua ação originando a matriz secundária. Por essa razão, devemos sempre precedendo a ministração do cálcio com a finalidade de tratar a osteoporose, verificar o estado que se encontra a matriz protéica: adequada, limítrofe, inadequada ou deteriorada. Apesar do elemento cálcio ser importante para o funcionamento de vários órgãos sistemas, e por essa razão, deve ser ingerido diariamente, no caso da osteoporose instalada, quadro referido como de uma matriz mesenquimal deteriorada, diante do estado final de deterioração do colágeno ósseo, o íon cálcio desempenha uma ação ineficiente, porque estando a matriz protéica deteriorada não haverá, na tripla hélice do colágeno, ligações bioquímicas livres para o íon cálcio se fixar.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Osteoporose



foto de Nei Lima

Um comentário:

  1. Nossa, Du, não sabia disso...Sou leiga nessas coisas de corpo, não sei o que é osteoporose, palavrinha complexa essa. Mas meu amado, tem coisas que vão além do corpo, acho sim que você deve se privar de algumas coisas por conta disso, como por exemplo a postura em casa, a postura nos lugares,não ficar muito no chão com os cotovelos apoiados e a coluna segurando o peso,mas a dança não te deixa nunca, nunca irá te deixar! Me lembro de um vídeo que vi esses dias que era uma senhora que dança do samba de roda dizendo: "Eu sinto uma dor insuportável nas pernas de não conseguir fazer nada, mas não deixo de ir pro samba de roda e quando entro na roda e sambo, a dor some, não existe!"
    Teamo! Boa apresentação!

    ResponderExcluir