terça-feira, 18 de setembro de 2018

O Bicho, O Amigo e O Santo: olhares sobre corpos destoantes

Stripe-tease Bicho - foto de Rose Nascimento

Iniciamos, em Agosto, as pesquisas para o projeto "O Bicho, O Amigo e O Santo: olhares sobre corpos destoantes" (ainda sem muita segurança e com muitas insatisfações sobre seu nome), aprovado pelo edital PIBIARTES 2018/2019, da UFBA, tendo a participação de Natalia Rocha e William Gomes, artistas-pesquisadores-monitores.

Este projeto é parte da continuação de minhas pesquisas artísticas iniciadas em 2010 com o espetáculo O Corpo Perturbador e seus desdobramentos como as perfomances O Bicho (2014) e Striptease-Bicho (2017) que tem como mote a sexualidade da pessoa com deficiência, a partir do devoteísmo (fetiche pela deficiência) e diante disso, busca refletir como se estabelecem as relações de poder sobre corpos destoantes, percebidas nos ambientes: educacional, cultural, social, político e religioso.

Destoantes foi uma palavra que tentamos associar mais ao desejo do que à própria deficiência, mas ainda não conseguimos resolver questões das palavras que se agregam quando falamos nesses termos.

No entanto, pretendemos ampliar a percepção sobre as possibilidades do corpo com deficiência, dos estados do corpo enquanto ser biológico, cultural, co-autor e responsável pelas coisas do mundo, chamando a atenção de que as convicções que esses corpos não possuem os padrões apropriados para dançar sustentam o apartheid que interdita a possibilidade de construção de conhecimento através da dança que produzem. Porém, na medida em que pensamentos hegemônicos se expandem, incitam também o surgimento de significados, idéias, agrupamentos e rebeliões contraditórias às suas idéias.

Com a participação de estudantes e profissionais de diversas áreas, este projeto de caráter interdisciplinas, configura-se num coletivo em suas múltiplas expressividades, tecido pelo entrelaçamento dos parceiros implicados nas redes criadas pelas experiências artísticas.

Aos poucos vamos conversando mais sobre esses assuntos e queremos muito a sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário