quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Cá estamos

Em Setembro de 2018, anunciamos o início do projeto "O Bicho, O Amigo e O Santo: olhares sobre corpos destoantesaprovado pelo edital PIBIARTES 2018/2019, da UFBA, tendo a participação de Natalia Rocha e William Gomes, artistas-pesquisadores-monitores.

De lá para cá, não compartilhamos mais nada sobre o projeto, embora suas pesquisas tenham continuado e algumas ações realizadas. Acreditamos na importância da visibilidade de projetos que possam contribuir com as discussões e mudança de paradigmas em relação à deficiência, mas não demos conta de atualizar o blog e por isso, nos desculpamos.

Enfim... Cá estamos!

O ano de 2018 foi muito profícuo para as reflexões que pretendemos levantar com essa proposta. Cada integrante trazendo um olhar para nossas questões e desenvolvendo proposições artísticas que se conectavam, visando uma montagem para início do segundo semestre de 2019.

foto Andrea Magnoni

Iniciamos, como exposto anteriormente, com a participação de Edu O. em eventos em Salvador (Ministério Público), Belo Horizonte (UFMG), Festival de Dança de Araraquara, Belém (UFPA)  apresentando a performance Striptease-Bicho e Porto Alegre (Cenas Diversas), fazendo palestras e oficinas, observando em sua trajetória artística os mecanismos de poder identificados na Dança, nos espaços educacionais, culturais, políticos e religiosos. Esses momentos foram muito importantes para a troca junto ao público de diferentes realidades.

William Gomes teve o projeto Audionudescrição aprovado no Edital PIBEXA/PROEXT UFBA, com tutoria de Edu O., trazendo a questão:

Quais relações são possíveis entre nudez e deficiências? Trazendo a relação entre deficientes visuais/auditivos/físicos e a nudez, sob o viés da arte enquanto possibilidade de friccionar hegemonias epistêmicas e dogmas sociais relacionando com práticas de acessibilidade e seus limites.

foto William Gomes

Essa proposta, torinou-se um duo entre William e Edu, e em articulação com os objetivos e propostas do que entendemos como "projeto guarda-chuva" O Bicho, O Amigo e O Santo... guiou todas as ações do semestre, com ensaios, apresentação no Congresso UFBA, oficina no evento Cenas Diversas, em Porto Alegre e no Papo Perturbador, realizado em Dezembro, como previsto no nosso cronograma e parte de uma residência artística entre Edu O., Moira Braga, Natalia Rocha, Lilih Curi e Johsi Varjão (falaremos sobre isso em um post específico).

foto Erve Miozzo


Natalia Rocha desenvolveu o trabalho Corpo Erótico,  em parceria com a artista italiana Laura Dellalonga, investigando o desejo além do corpo com deficiência, sobre o corpo feminino e as relações implicadas nessa articulação.

Logo, logo, vamos falando detalhadamente cobre cada ação desenvolvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário