sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Ditadura da alegria

Estou de saco cheio da ditadura da alegria. Acho que a pessoa tem o direito de viver sua tristeza, de querer morrer, de encher o saco e dizer q não ta tudo bem, de querer comer comida que não faça bem, de adorar fumar, de se acabar de beber... essa mania de se meter em tudo da vida dos outros, enche o saco. E olhe que hoje estou super alegre, viu? mas li coisas aqui no face que parece ser um pecado mortal você não estar bem. Vamos ter o direito de ser e estar o que quisermos? quem quiser ficar com os dentes à mostra, que fique. Oxe!!!

É porque sorrio com a  vida, gargalho de mim mesmo que me permito compreender minha tristeza, curti-la, depurá-la, aconchegá-la no meu colo para que se acalme, fique branda e eu possa sorrir novamente.

Aqui em Salvador você é um aliegínega e não sair do chão, jogar as mãozinhas para cima, gritando de legria. Todo mundo vive feliz aqui na Disneylândia dos trópicos, né? Fora que a alegria virou imposição nas redes socias. Toda hora surge no facebook, por exemplo, umas fotos de criança com deficiência brincando ou outra com câncer sorrindo com um palhaço legendadas achando um absurdo os outros maldizerem suas vidas se eiste tanta gente em piores condições que sorriem.

O que é isso? Essas pessoas não podem ter um minuto de sorriso, de alegria? Isso também não quer dizer que não chorem, que se desesperem com medo da morte, que amem, que odeiem, que tenham sonhos e pesadelos, que estejam vivos, porque estar vivo é ter uma diversidade de humores, sentimentos, sensações, emoções. Não somos boneca Guigui que vive sorrindo, bastando apertar o botãozinho na barriga.

Pois bem, é isso e deixe-me dormir para acordar com meu mau humor e curti-lo, porque é com ele que me divirto mais. Sim, acordo diariamente com mau humor e odeio que me liguem de manhã.

4 comentários:

  1. carrego nos braços
    alegria e tristeza na medida errada

    em excesso

    quem me vê entristecido
    na rua
    não sabe que descanso o peso da alegria

    ResponderExcluir
  2. Edu, MEU AMOR!!!
    obrigada por me defender!!! não me lembro de ter feito esta encomenda, kkkk
    até parece que é verdade que você fez especialmente para mim.
    "quem me vê assim sorrindo, não sabe nada de mim"
    beijos, beijos, beijos

    ResponderExcluir
  3. Arrasou amado! Penso exatamente isso. E a gente bem sabe né...o que seria de nós sem uma dose de tristeza?! amo!!!

    ResponderExcluir
  4. Morando em Paris, onde existe a ditadura do pessimismo, gostei das tuas linhas e continuo refletindo pensando na minha volta a terrinha.
    Publiquei esta pagina no nosso facebook. Grande abraço.

    ResponderExcluir