terça-feira, 16 de novembro de 2010

Jiu Jitsu

Tenho tomado uma surra de Meia Lua nas aulas de Jiu Jitsu. Meia trouxe sua experiência com o esta arte marcial e eu achei interessante o estado corporal que ela provoca e as possibilidades de movimento que podemos aproveitar.

Fui pesquisar no amigo Google. Jiu jitsu é a denominação da arte e jiu "jutsu" é a denominação da arte de guerra, é uma arte marcial japonesa que utiliza alavancas e pressões para derrubar, dominar e submeter o oponente, tradicionalmente sem usar golpes traumáticos.

O Jiu-jitsu era tratado como jóia das mais preciosas do Oriente. Era tão importante na sociedade japonesa que chegou a ser _ por decreto imperial _ proibido de ser ensinado fora do Japão ou aos não japoneses, proibição que atravessou os séculos até a primeira metade do século XX. Era considerado crime de lesa-pátria ensiná-lo aos não japoneses. Quem o fizesse era considerado traidor do Japão, condenado à morte, sua família perdia todos os bens que tivesse e sua moradia era incendiada. Com a introdução da cultura ocidental no Japão, promovida pelo Imperador Meiji (1867-1912), as Artes Marciais caíram em relativo desuso em função do advento das armas de fogo, que ofereciam a possibilidade de eliminação rápida do adversário sem o esforço da luta corporal. As artes de luta só voltaram a ser revalorizadas mais tarde, quando o Ocidente também já apreciava esse tipo de luta.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jiu-jitsu

Mais uma coisa para vermos em que dança isso vai dar.

Esta música maravilhosa (Gotham Lullaby - Meredith Monk) foi sugestão de Cassio Nobre para nosso processo criativo. Achei que poderia ficar interessante no video.

Nenhum comentário:

Postar um comentário