quarta-feira, 16 de maio de 2012

Proibiram meu beijo - Homofobia NÃO

Lembro que passei por uma situação constrangedora num tal beco do Rio Vermelho. Um lugar conhecidamente frequentado pelo público gay, portanto sustentado por este pessoal. Não me coloco no meio de quem paga a luz, os funcionários, o gás, a água, enfim, daquele lugar porque tive apenas uma e fatídica experiência.

Estávamos numa mesa com umas seis pessoas e eu todo apaixonadinho pelo namorado de São Paulo que passava férias, já em final de viagem. Era natural querer ficar o mais próximo possível, de mãos dadas. Na leitura do cardápio nos demos um selinho, atitude suficiente para o proprietário do bar largar o que estava fazendo e começar a nos ofender e ser grosseiro e ameaçar nos colocar para fora. Se aquilo se repetisse nós saberíamos o que ele faria. Não preciso falar do mal estar que se instalou ali, na vergonha que senti porque só queria mostrar o melhor e me senti culpado por ele passar por aquela situação, os amigos presentes.... mas eis que começamos a ouvir as outras mesas gritando, batendo palma, solidários a nós "viva o beijo!", "viva o amor, o afeto!", "viva o beijo!!!" e todos começaram a se beijar e esvaziamos o bar imediatamente.

Infelizmente, amigos meus que sabem deste episódio continuaram e continuam frequentando aquele bar que deveria estar fechado e o seu dono falido, punido. Procurei advogados que não souberam, na época (2003), o que fazer. Acho que algumas coisas mudaram, até melhoraram em relação à denúncia, mas muitos morrem pela intolerância, ignorância, violência. É preciso estar atento e forte!


Nenhum comentário:

Postar um comentário