sábado, 13 de novembro de 2010

Hitler e uma canção polonesa

"Nós passaremos, em vocês a Alemanha viverá" Hitler discursando para jovens alemães. O que mais assusta é que eles não passaram para muitas pessoas, basta vermos as aberrações nos comentários do Youtube.

Quando pensei no projeto O Corpo Perturbador, eu tinha certeza que iria me deparar com coisas muito fortes, que eu teria que trabalhar muitos conteúdos meus, até mesmo pela exposição que este projeto me exige. Não posso pensar num projeto que fala sobre perturbação sem ser perturbado por ele.

Em algumas entrevistas feitas veio o tema Nazismo, violência, ditadura... Como esta mosntruosidade foi uma das maiores violências cometidas pelo homem, estará presente no espetáculo, numa cena que eu ainda não consegui tirar da cabeça e testar no corpo. Será brabo! Mas amenizada pela música de Emilie Lesbros, uma cantora francesa que compôs uma canção polenesa. A Polônia foi um dos países que mais sofreram com o Nazismo.

Publico hoje um discurso de Hitler que me faz tremer, porque semeia em mentes jovens o ideal nazista e dali a possibilidade de perpetuação deste mal, junto a este video a música de Emilie, tocando num violino mais antigo do que o Brasil, a música em polonês. Suave, linda.... Contrastes que explorarei em cena.

Penso nisso pela violência cotidiana que sofremos por trás de um discurso de acessibilidade e benfeitorias sociais, impondo uma idéia errada sobre inclusão, nos fazendo engolir gato por lebre.

Espero publicar logo o ensaio desta cena. Quero idéias e comentários. Sugestões.

Estamos programando a estréia para 09/12 e precisamos começar a fechar as coisas. Vocês poderão fazer o papel de olhar externo, de assistentes, por favor.



Um comentário:

  1. Tenso, hehe

    Estou curioso pra ver como será essa junção, hehe

    A título de inspiração, talvez fosse bom ler acerca das suasticas , http://pt.wikipedia.org/wiki/Su%C3%A1stica

    bjs

    ResponderExcluir