domingo, 28 de novembro de 2010

Um pouco mais de delicadeza




Fotos de Carolina Teixeira

Muitas vezes tem sido difícil para mim sair dos ensaios d'O Corpo Perturbador, principalmente porque saio em silêncio no meio de muito barulho. No fundo, no fundo há tanto barulho dentro de mim que necessito silenciar para absorver as coisas que se passam.

Tem sido violento, embroa eu tente amansar. Violento em todos os sentidos: No me desnudar em mim mesmo, na exposição do corpo, no encontro com o outro, nos embates de forma de ver as coisas, de sentir, nos medos, ansiedades, frustrações e tanta coisa. Mas alegre também.

Esta semana ganhei de presente a presença de Carol Teixeira que chegou nessa etapa para fazer um trabalho de corpo e oferecer seu olhar cuidadoso, atento e firme. O trabalho cresceu com Carol, tomou consistência, prumo.

Com exercícios de exaustão, força, expressão. Trouxe para nós a energia necessária e que muitas vezes estava faltando. Carol diz que eu sou "irritantemente delicado", mas ela atrás daquela fortaleza toda, trouxe uma emoção aflorando o tempo todo, um riso/choro, um estar fundamental ali, naquele espaço, nesse nosso território/CORPO.

A arte é sem dúvida a lupa do mundo. Tenho pensado tanto como o trabalho muitas vezes tem reverbarado o que anda acontecendo por aí. Uma territorialidade de algo que somos nós, mas que não nos pertence de fato. Uns bichos tomando conta do que é seu, sendo invadidos, agredidos, burlados. Muitas vezes violência camuflada em carinhos, caridades, solidariedades e discursos absurdos.

Estou com medo de onde estou mexendo, daqui a pouco sai a fera.

Enquanto todo mundo
Espera a cura do mal
E a loucura finge
Que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência...
(Lenine)

4 comentários:

  1. É mesmo, Du. O trabalho tomou uma dimensão incrível com Carol e um corpo de fato perturbador. Que perturba nas imagens, nos encontros, na voz. No olhar sempre atento. Tem sido um aprendizado. Tudo desde o princípio.

    ResponderExcluir
  2. Edu,
    Todas as vezes que quero refletir conceitos, repensar a vida e ampliar visão de mundo,venho visitar o Corpo Perturbador. As entrevistas estão ótimas, desculpe o chavão, mas você de verdade está de parabéns.
    Cada construção sua é motivo de orgulho pra mim,torço pelo êxito de cada projeto idealizado por você, afino-me "escorpianamente" e acredito neste fantástico empoderamento que você proporciona a pessoa humana.
    Um beijo enorme,
    Um afago,
    Andréa Mércia

    ResponderExcluir
  3. Coragem meu querido... Seu trabalho é LINDO!

    Abração.

    ResponderExcluir