segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Efigênia Rolim, A Rainha - entrevista O Corpo Perturbador



Para mim foi o maior presente que recebi, na ocasião da última viagem ao Rio, ter conhecido Dona Efigênia Rolim. Já havia tomado conhecimento de seu trabalho através de uma amiga paulista, Bia, que me apresentou uma boneca toda feita de papel de bala, com material encontrado em lixo e me contou um pouco a história dessa mulher única e fundamental nos dias de hoje.

Estar com Dona Efigênia é algo transformador! Me emocionei demais nos poucos momentos que tive em sua companhia, mas que terão grande importância na minha vida.

Ela se define "Sou a contadora de histórias Efigênia Rolim, rainha do papel, artista, performance. Canto e danço e mostro as minhas loucuras.”

Na entrevista que ela me concedeu, tem momentos inspiradíssimos e de muita lucidez quanto a necessidade de cuidar deste mundo, de se pensar no homem e na gana pela grana. De um pedaço de papel, brilhando, encontrado por acaso na rua e pensando ser uma jóia, ela transformou o lixo em obras artísticas de uma força inacreditável.

Dona Efigênia faz aniversário hoje e é comemorando sua vida que publico sua entrevista.

Neste video abaixo ela canta uma música linda de sua autoria. Vale a pena vasculhar videos dessa mulher pelo youtube. Espero que vocês sejam tocados assim como eu.


3 comentários:

  1. Não conhecia essa pérola...
    essa jóia rara...
    adorei...
    vou repassar...
    obrigada
    beijos
    Leca

    ResponderExcluir
  2. Que lindeza, meu Deus! Ela é tão de bem com a vida que parece que nada a pertuba! Que bom!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo mesmo. Eu tb produzo arte com lixo. Certeza que vejo nela minha RAINHA MAIOR.Por vezes vou à casa dela,donde a convido para algumas de minhas exposições com contexto ambiental e à cultura da paz.Me sinto um ser pequeno diante da grandeza dessa fada que se apresenta como mulher. Ela se agiganta diante de todos nós que temos o privilégio de vê-la e ouvi-la.Aliáz....por vezes temos de nos abaixar e nos curvarmos para ouvi-la.Porque é assim que devemos referedá-la. Por vezes ela nos fala ao ouvid e com muita sorte poderemos entender a mensagem que ela passa.Ela cuida de nós como um anjo cuidaria das pessoas.

    ResponderExcluir