quarta-feira, 13 de julho de 2011

A música que se dança

Hoje tive uma reunião com Cássio Nobre, compositor e músico da trilha sonora do espetáculo O Corpo Perturbador. Cda vez que escuto seu trabalho fico mais admirado e feliz pela escolha. Cássio é um artista muito sensível, delicado no trato com as pessoas, lindo, de musicalidade bela. Faz um trabalho extraordinário com o Samba Chula de São Braz e tem levado esse som aos quatro cantos do mundo. Me orgulha muito, eu que sou do recôncavo, do samba, estar ao lado de alguém como ele.


Cássio Nobre. foto de Nei Lima


Passamos mentalmente o roteiro da apresentação enquanto ele mostrava a trilha, as músicas. Somente a trilha já me dava a sensação do que eu sabia que era a cena, como ele captou tudo e mesmo indo por sentido oposto ao que a cena propões, fazendo contraponto, ele traz a essência da coisa pelo outro lado. Impressionante!

Esta trilha é bem especial mesmo. Ganhei, na verdade pedi de presente a Emilie Lesbros, uma cantora fancesa fantástica que trabalhei ano passado quando participamos do Euphorico, lá pelo sul da França. que me liberasse uma música que ela compôs em Polonês. Durante as conversas e entrevistas sobre o que perturbava as pessoas, o nazismo era um tema recorrente. Eu não sabia como encaixar isso no espetáculo sem ficar óbvio, sem diminuir a importância e a força que esse assunto tem. Como a Polônia foi um dos países que mais sofreram nas mãos de Hitler, eu achei que seria uma maneira de trazer para o projeto algo que era tão latente em todos, mas de forma sutil e justamente no momento mais violento que é a parte do jiu-jitsu. Me emociono em cena ao pensar no que aquilo pode trazer de significações a quem vê e com certeza ninguém pensa que pode ser também isso, porque da mesma forma que é a cena mais violenta é também a mais sensual.


Emilie, Fafá e Edu. Foto de Clênio Magalhães

E alguma coisa aconteceu, porque a primeira música que escolhi para o espetáculo, ainda quando eu nem sabia direito o que seria dele, foi Ostia, do Sepultura. Um metal maravilhoso, com uma sonoridade excelente. Eu nunca curti muito som pesado, ouvi pela primeira vez esta música e me rendi totalmente a ela. Me perturbou para valer!

Aqui a música maravilhosa Dla ciebie, num momento emocionante, tocando num violino muito antigo encontrado na parede de uma casa de amigos. No espetáculo está a versão oficial.

http://ocorpoperturbador.blogspot.com/2010/11/hitler-e-uma-cancao-polonesa.html

myspace de Emilie: http://www.myspace.com/emilielesbros
myspace de Cássio Nobre: http://www.myspace.com/cassionobre


Comemorando a apresentação de mais tarde, no Pelourinho, publico um video fodástico da banda Sapultura. Espero que curtam.




Ostia


The skies are open before meThe crowd of souls in sudden flightHoping for prayers in the world

Late repentant, no stain from hellI thought the worst had, I thought the worst had pastTraitors of the people, they have no faceI will not trust what I can not seeNone will have the time to strike a blow - the final blow

Hell - no stain from hellThose fools are the ones we vote forThe kings and rules of negligenceTaking a nation to lead in decayA shade announcing another lawCan not believe I couldn't escapeNo chance to leave this plagueI have to be cleansed, from all the blameThe final blow!

Ostia

Os céus estão abertos diante de mimUma multidão de almas em fuga súbitaNa esperança das orações em todo o mundo

Arrependimentos tardios, nenhuma mancha do infernoEu pensei que o pior tinha, eu pensei o pior tinha passadoTraidores do povo, eles não têm faceNão vou confiar naquilo que eu não possa verNada vai ter tempo de encontrar um golpe - o golpe final

Inferno - sem mancha do infernoEsses são os tolos que nós iremos votarOs reis e as regras de negligênciaTomada à conduzir uma nação em decadênciaUma sombra anunciando outra leiNão é possível acreditar eu não podia escaparSem chance de sair desta pragaTenho de ser limpo, a partir de todas as culpasO golpe final!

Nenhum comentário:

Postar um comentário