quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Escoliose - Minha coluna em S




As curvas da minha coluna sempre foram motivo de curiosidade e interesse para mim. Logo quando pensei no projeto O Corpo Perturbador, desejei utilizar minha coluna, aliás, lembro que desde Judite eu tive vontade de utilizar os movimentos das costas tortas e por isso usei a cadeira de rodas sem encosto, mas depois as coisas tomaram seu rumo e acabei não usando essa idéia. Tempos depois ela voltou inserida na proposta do Corpo e acho que será melhor explorada. Tudo no seu tempo de maturação.

Sempre leio o blog de Wagner Schwartz e em 2008 encontrei esse texto que me despertou a atenção:

Hubert Godard, comenta ter verificado em seu trabalho o quanto a torção das costas em pessoas que sofrem de escoliose, por exemplo, freqüentemente acontece antes em seu modo de perceber o espaço: é como se o corpo não pudesse projetar-se para um dos lados do mesmo. É isto que acaba provocando uma torção da própria coluna vertebral e de toda a musculatura dorsal que a envolve. (suely rolnik em "uma terapeutica para tempos desprovidos de poesia").


Organizamos o primeiro Papo Perturbador, no último dia 13, falando sobre a escoliose, tendo como convidada a fisioterapeuta Raynice Pereira que deu uma grande contribuição a pesquisa. Essas fotos de abertura do post foram selecionadas por ela.
 
Aqui, transcrevo algumas partes de sua palestra:
 
A escoliose é uma deformação morfológica da coluna vertebral nos três planos do espaço (Souchard e Ollier, 2001). Assim, a coluna realmente se torce, não somente para os lados, mas para frente e para trás e em volta do seu próprio eixo. Essa torção em maiores graus determina a gravidade da escoliose e a forma de ser tratada.
 
Classificação da escoliose quanto a forma da curva: curva simples, sendo esta à direita ou à esquerda (escoliose em C); Curva dupla (escoliose em S). Lembrando que a direção da curva é sempre identificada ela convexidade da coluna.
 
As causas da escoliose podem ser:
- Idiopática: causa desconhecida (70% dos casos)
- Neuromuscular: sequela de doenças neurológicas, como por exemplo poliomielite (meu caso), paralisia cerebral.
- Congênita: oriunda de uma má-formação
- Pós-traumática
 
O tratamento das escolioses baseia-se, dentre outros fatores, na idade, na flexibilidade, na gravidade da curva e na sua etiologia, compreendendo a correção das deformidades com tratamento conservador, que inclui fisioterapia e utilização de coletes, adaptação de palmilhas posturais que incrementam a eficácia e o tempo do tratamento (Podoposturologia) ou o tratamento cirúrgico (Tribastone, 2001).
 
 
 
Foto de Débora Motta
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário