quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Relato de um encontro real com um devotee

Estou retomando as publicações no blog depois de um tempinho ocupado com a viagem ao Rio de Janeiro para participar do Encontro da Diversidade Cultural Brasileira, promovido pelo MINC e com a organização do 1º Encontro de Dança Inclusiva. O que é isso? que está em fase de pós-produção.

Ontem aproveitei para comemorar o aniversário de Dona Canô e hoje retomo a temática principal da pesquisa que é a sexualidade do corpo com deficiência a partir do devoteísmo. Ontem tive uma reunião com a equipe do projeto, definimos algumas coisas, pensamos juntos soluções para coisas que ainda não estavam muito esclarecidas. O Corpo Perturbador é um projeto que tem tido uma boa repercussão e despertado o interesse em muitas pessoas. No final da tarde, encontrei com Paula Karysa, uma amiga, psicanalista que participará de um dos Papos Perturbadores e conversamos muito sobre o devoteísmo e sobre seu interesse em pesquisar o tema. Adoro quando uma idéia vai se desdobrando, atingindo outras pessoas, se transformando e sendo ampliada.

No Rio, tive a oportunidade de estar com Ninfa Cunha, dançarina, minha amiga, atuante nas questões da acessibilidade da pessoa com deficiência e me relatou seu encontro com um devotee. Fiquei felicíssimo com a disponibilidade de Ninfa, sua coragem e a forma verdadeira como ela nos confidenciou esse encontro.

Acho importantíssima essa publicação porque expomos uma situação verídica, ocorrida entre uma pessoa com deficiência e um devotee e daí podemos pensar e tirar algumas conclusões, sem querer com isso determinar verdades absolutas ou generalizar, lembrando que o desejo corresponde de forma diferente a cada um e que este é simplesmente um caso dentro de um universo muito rico e amplo.



Neste video abaixo Ninfa fala sobre seu corpo como um corpo social, político, artístico e contribui mais ainda com nossa pesquisa falando sobre suas perturbações e as questões de acessibilidade.

Um comentário:

  1. Eduuu fiquei curiosa para ver o primeiro video! ele esta como privado, o q eu preciso fazer para assisti-lo? ameii rever a Ninfa!

    ResponderExcluir