segunda-feira, 16 de maio de 2011

Corpo Perturbador na 9ª Semana Nacional de Museus

9ª Semana Nacional de Museus – de 16 a 22 de maio de 2011

Do dia 16 a 22 de maio o país comemora a 9ª Semana Nacional de Museus que este ano tem como tema principal ” Museu e Memória” instituído pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM –  . As equipes de todos os museus do Estado da Bahia ligados ao sistema SecultBa/Ipac/ Dimus participam do evento promovendo atividades sócio-educativas de Arte, Literatura e Música  aberta gratuítamente ao grande público.
Neste período o Palacete das Artes Rodin Bahia promove Oficinas, cursos, palestras e atividades eucativas e agenda visitas às duas grandes exposições que abriga em sua séde : ” Auguste Rodin, Homem e Gênio ” e a mostra de Frans Krajcberg ”  Grito ” Ano Munidal da Árvore”.
Confira abaixo a programação do Palacete das Artes e se programe :
Do dia 16 a 22 de maio o país comemora a 9ª Semana Nacional de Museus que este ano tem como tema principal ” Museu e Memória” instituído pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM –  .
As equipes de todos os museus do Estado da Bahia ligados ao sistema SecultBa/Ipac/ Dimus participam do evento promovendo atividades sócio-educativas de Arte, Literatura e Música  aberta gratuítamente ao grande público.
 
Neste período o Palacete das Artes Rodin Bahia promove Oficinas, cursos, palestras e atividades educativas e agenda visitas às duas grandes exposições que abriga em sua sede :
” Auguste Rodin, Homem e Gênio ” e a mostra de Frans Krajcberg ”   e “Grito:  Ano Munidal da Árvore”.
Confira abaixo a programação do Palacete das Artes e se programe :
 
Visita monitorada a Exposição “Auguste Rodin Homem e Gênio”
Visita de grupos, previamente agendados, que são acompanhados por mediadores por toda a exposição “Auguste Rodin, Homem e Gênio”. O mediador fará uma breve contextualização sobre o artista, as obras expostas, e sobre o Palacete Martins Catharino.
Memórias no Palacete das Artes
O Projeto “Memórias no Palacete” é uma iniciativa de estimulo perceptivo, dinamização, exercício reflexivo, e interação entre o Palacete – o que ele tem a oferecer – e o público. O objetivo é incentivar os participantes a valorizar as suas memórias individuais – sua história, suas experiências de vida – mostrando a importância dos museus enquanto instituições de salva-guarda da memória, e um espaço que pode dialogar com suas vidas.
Re-lendo Rodin
Esta atividade tem como objetivo incentivar a criatividade, utilizando as obras de Auguste Rodin expostas na exposição como inspiração. A relevância desse trabalho está no fato de dar uma dinamicidade à atividade de monitoria já existente. Além de tirar o público-alvo da “zona de conforto”, eles deixam de ser passivos “ouvintes” e virão agentes produtores, criativos no processo de aprendizagem. A atividade será conduzida pela equipe do Setor Educativo e feita com argila ou massa de modelar, o material será escolhido de acordo com a faixa etária do grupo, crianças apartir de 04 anos poderá fazer a atividade.
Oficina “Ritos, Sentidos e Memória”
Esta atividade será voltada ao público da 3ª idade. Tem como objetivo proporcionar-lhes o contato com a linguagem teatral e sua relação com a memória, experiência de vida, o prazer de lembrar, representar e conhecer novas. Essa oficina será conduzida pela atriz Carla Bastos, tendo apoio de membros do Setor Educativo. Disponibilidade de 20 vagas.
Oficina “A memória do corpo”
Através de jogos improvisações e exercícios teatrais, os participantes experimentarão o autoconhecimento, a superação de limites e as varias fases do processo de construção de personagens. Disponibilidade de 20 vagas.
 
O Corpo Perturbador
O projeto tem como principal temática o corpo com deficiência na perspectiva da sexualidade, e a partir dele promover discussões acerca das relações de poder implicadas nos processos sociais que envolvem as pessoas com deficiência. Nesta proposta buscam-se analogias entre a estética do inacabado nas obras de Rodin e os corpos atuantes em cena, através de contorções dos corpos e da pesquisa de movimentos densos e pesados.
 
Marilda Fontes – Projeto de Literatura Infantil
Marilda Fontes é um projeto que nasceu da vivência de educadores em instituições escolares, que através das suas experiências e dos conteúdos de projetos didáticos do universo infantil inspirou a elaboração do livro “Os Nomes de Marilda” e sua coletânea, com a personagem central MARILDA FONTES, que representa um símbolo desse universo infantil, imersos em conflitos, medos, reações, relações, questionamentos específicos dessa fase.
O livro é apresentado de maneira lúdica com oficinas, música e animações, tudo em um só evento, visando incentivar a leitura e estimular a aprendizagem da criança na escola.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário