segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Oscar Pistorius - momento histórico, uma epifania

Ontem quando liguei a tv, passando pelos canais de esporte, senti uma mão alisando meus cabelos, me fazendo um carinho, compreendendo o que os meus olhos diziam e minha expressão queria revelar. Para mim foi um momento de epifania.

O sul-africano Oscar Pistorius é o primeiro atleta amputado a competir em um mundial entre atletas sem deficiências físicas. Ele e sua equipe estão no Campeonato Mundial de Atletismo, disputado em Daegu, na Coreia do Sul.

Neste momento em que nos batemos, aqui no Brasil, com políticas públicas voltadas para segmentos, criando os guetos, os nichos, separando as pessoas e suas especificidades em grupos fechados, para mim a participação deste atleta num evento deste porte é algo que precisamos celebrar, comemorar aos gritos. Exatamente por invadir territórios fechados e excludentes, são ações como esta que temos que festejar. Pois com ações afirmativas, positivas, mostrando que estamos no mesmo nível de competição, que somos capazes de ocupar espaços que anteriormente não nos era permitido pelo preconceito, e até mesmo pela falta de preparo, que estaremos efetivando a luta pela acessibilidade, estará se fazendo a verdadeira inlcusão.

Confesso que chorei, que choro agora porque me sinto representado ali naquele corpo, naquele homem, naquela luta. Ele está nesta competição porque entrou com processo judicial, provando que deveria estar ali. Um dia, tenho certeza, estará simplemente pelo mérito.

Enquanto isso, outros se contentam e concordam com um Edital específico para deficientes, achando que é assim que haverá reparações.

Desculpem, minha escrita hoje deve estar confusa, vaga.... é que meu peito transborda emocionado com este momento histórico.

3 comentários:

  1. Não esta nada confusa, pelo contrario, Du: você endossa o que é obvio (ou assim deveria ser).
    Caco

    ResponderExcluir
  2. Edu,

    Li essa notícia hoje e lembrei imediatamente do seu texto. Olha só o que fizeram com Pistorius:

    http://www.correio24horas.com.br/esportes/detalhes/detalhes-3/artigo/biamputado-pistorius-e-excluido-de-quarteto-que-brigara-por-medalha/

    ResponderExcluir
  3. meu rei!!! vou ¨copiar¨ isso que exemplo de corpo intruso pa mais di meeetruuuuu! é nóis invadindo e conquistando nossos espacos! axé!!!

    ResponderExcluir