quinta-feira, 23 de junho de 2011

Leite de Onça e as ruas

São João passou por aqui?

Era uma pergunta frequente nas noites da véspera do festejo junino. Entrávamos de porta em porta comendo e bebendo nas casas da Rua C, na Nova Santo Amaro. Bairro pequeno onde construímos nossas maiores e mais antigas amizades. Bebíamos Leite de Onça, um licor feito da mistura de leite condensado e amendoim. Éramos muito novos para beber, mas não havia esse julgamento na época. As pessoas, enlouquecidas, serviam para nossa turma de 11 a 14 anos, em média, tudo que estava na mesa e dali seguíamos para a vizinha, até percorrer, praticamente todas as ruas que iam da letra A a K. Lógico que nossos pais não gostavam que bebêssemos nessa idade, nem apoiavam, mas a intenção não era a bebedeira, saíamos para curtir juntos o São João, como mandava o figurino. E era uma alegria só. No outro dia estávamos, criancinhas inocentes novamente sentados na porta da rua, soltando chuvinhas, vulcões, cobrinhas, comendo bolo e chupando laranja.

Este ano faremos a festa no dia mesmo do santo e por isso esqueci que a Rua C já deve estar em festa, toda enfeitada, cheirando a fumaça e as crianças de lá gritando atrás dos foguetinhos.

Aqui, em Sampa, alegria pipocando com encontro de amigos. Lua de mel na sexta edição. Sentindo cheiro de fogo, licor e as cores... tudo dentro e misturado, como o leite condensado e amendoim de antigamente.

E como será que o meu pequeno está se divertindo na Rua do Imperador?

Fico lembrando da turma da Rua C, na Nova Santo Amaro, todas as crianças brincando na fogueira, queimando chuvinhas, cobrinhas e vulcões no São João. Eu e minha irmã em conjunto de moletom de uma única co

Nenhum comentário:

Postar um comentário